A liberalização do mercado e o fenómeno da globalização colocaram novos desafios e oportunidades às empresas portuguesas.
A internacionalização tornou-se imperativa para muitas delas. 

Num mercado cada vez mais global, repleto de desafios e onde é necessário ser-se extremamente competitivo, todas as componentes do processo de internacionalização são importantes.

A Logistica é um elemento essencial neste processo, e a JOMATIR Logistics, S.A. é uma empresa que neste domínio pode fazer a diferença.

 

Temos 31 anos de experiência em 78 mercados e a mais alta certificação emitida pela AT- Autoridade Tributária e Aduaneira: somos AEO.
Possuímos um departamento aduaneiro e fiscal conhecedor dos regimes aduaneiros e tributários que ajudarão à competitividade da vossa empresa.

Estudamos os grandes fluxos do comércio internacional e sabemos como cumprir os requisitos jurídicos decorrentes dos OTC - Obstáculos Técnicos ao Comércio .

Se nos for dada oportunidade de melhor explicar o que acima dizemos, de forma sintética, estamos certos que seremos parceiros de negócio em futuro próximo.

 

Globalização ou desglobalização: em que fase nos encontramos e qual a tendência?

 

As incertezas nunca foram tantas! É por isso que necessitamos cada vez mais de informação de qualidade; especialmente quando se trata de comércio internacional.

A JOMATIR Logistics tem no seu Departamento de “Temáticas Aduaneiras” um Serviço de Consultoria que apoia os seus clientes ao nível do cumprimento de todo um conjunto de procedimentos que a legislação aduaneira comunitária e nacional impõe, tanto na importação como na exportação de bens.

Quando os direitos aduaneiros baixam, há tendência para a criação de barreiras ao comércio, bem mais difíceis de ultrapassar.

 

Loading

Neste Serviço, a Jomatir responde a questões como as seguintes:

Na importação:

1 – Importar de onde? Regimes pautais - (acordos comerciais preferenciais – onde os direitos aduaneiros são tendencialmente zero)

2 –Que procedimentos devem ser cumpridos quando há restrições na importação?

3 - Pagar os direitos aduaneiros (introdução em livre prática) ou suspendê-los através de regimes aduaneiros especiais (entreposto aduaneiro; aperfeiçoamento ativo; importação temporária, etc.).

4 – Valor aduaneiro: o que é? – Base tributável dos direitos aduaneiros e, com alguns ajustes, do IVA!

5 – O IVA na importação: pagar na Alfândega ou na Declaração Periódica do IVA

6 – A segurança da cadeia alimentar.

Na exportação:

1 - Quais os países para onde é mais fácil exportar.

2 - Regras de origem preferenciais.

3 - A certificação/prova de origem.

4 - Vantagens de ser exportador autorizado.

5 - Que direitos aduaneiros das mercadorias exportadas, no país

de importação.

6 - Que procedimentos aduaneiros no país de importação.

 

 

Outros

1 - Os grandes fluxos de mercadorias em comércio internacional.

2 - O financiamento do comércio internacional.