porto maritimo final do dia panorama

O recente acidente no canal do Suez que paralisou durante cerca de uma semana o transito normal de mercadorias (cerca de 12% passará por ali) foi suficiente para provocar prejuízos de milhões e ondas de choque em todo o planeta. E foi só um navio!

Imagine-se agora o encerramento de milhares de fábricas, ainda que de forma temporária, e biliões de decisões de consumo e investimento adiadas! A máquina parou, depois arrancou, mas de forma lenta e voltou a parar e voltou a arrancar, etc., etc.

A cadeia logística foi quebrando alguns elos e foi-se adaptando em função do consumo e da produção e continua a adaptar-se. Não tem outra hipótese. Está a modernizar-se, digitalizando-se, também.

Pelo que vamos observando, e sentindo, o difícil é viver e trabalhar a logística em situação pandémica, assim como todas as restantes atividades económicas. Tudo se desregulou. Faltam contentores; falta espaço nos navios e os preços sobem de forma que tem pouco que ver com as leis da economia. Há sempre que se aproveite…

A ciência é a nossa luz. Sempre foi impactante, mas nunca tanto como nos dias de hoje.

Pelo menos visto na ótica do senso comum. A saúde, se fosse cotada em bolsa, estaria com uma valorização “exponencial”. A vacinação em massa, que se perspetiva, está a ter influência nas expectativas dos consumidores e nas empresas.

Tenhamos fé. “Não há bem que sempre dure e mal que nunca acabe”.
As coisas vão melhorar.

Mas temos que estar preparados para fazer a nossa parte. Encontrar o melhor caminho, o “caminho mais curto”, que entre dois pontos é uma reta. Mas a realidade não é matemática pura. Tem variáveis “mentais” que nós, na JOMATIR, valorizamos muito.

Estamos informados de como se faz logística ao mais alto nível e também sabemos que no comércio internacional há fronteiras. Que o acesso aos mercados tem regras, plasmadas em Acordos que convém conhecer, muito antes de se internacionalizar as empresas.

Todos os dias nos aparecem empresas com casos “encalhados” que teriam feito diferente se tivessem sabido antes. Era mais barato “5 €”e ficou mais caro 50 mil!

A JOMATIR Logistics está cá para ajudar, não só durante a pandemia, mas sobretudo depois, auxiliando a recuperação das nossas Empresas.

daniel_pereira_rgb

DANIEL PEREIRA
CEO
JOMATIR LOGISTICS

Este artigo que agora revisitamos foi originalmente publicado no Suplemento "Economia do Mar" da edição n.º 127 da Revista CIP (1º trimestre 2021)