Transporte Marítimo

Transporte Marítimo? Quais as Vantagens?

 

Ao longo da história o transporte marítimo tem sido um meio fundamental para a movimentação de mercadorias, de e para os diferentes pontos do planeta, e tem tido um importante peso no desenvolvimento da economia global.

As únicas formas possíveis para o transporte intercontinental de mercadorias são o transporte marítimo e o transporte aéreo.

O transporte marítimo de mercadorias, também vulgarmente designado como carga marítima, é universalmente reconhecido como sendo amigo da economia, especialmente no mundo empresarial onde diariamente são transacionadas e transportadas enormes quantidades de mercadorias ou produtos.

Os serviços de transporte marítimo de mercadorias vêm com o seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens, a saber:

Vantagens dos serviços de transporte marítimo de mercadorias:

A melhor relação preço/volume:

Em comparação com o transporte ferroviário, rodoviário e aéreo, as tarifas de transporte marítimo são mais acessíveis e particularmente mais viáveis economicamente para cargas volumosas.

 

Menos custos de manutenção:

O custo de manutenção do transporte marítimo é bastante mais reduzido em comparação com os custos de manutenção envolvidos no transporte aéreo, rodoviário e, ou, ferroviário. Esta é também uma das principais razões pelas quais as taxas de transporte marítimo não são tão elevadas. Isso e o facto do custo global do transporte ser dividido por um número consideravelmente maior de mercadorias.

 

O melhor para mercadorias volumosas:

Mercadorias pesadas e volumosas podem ser transportadas com facilidade através de transporte marítimo sem incorrer em enormes custos de transporte, uma vez que as tarifas de transporte marítimo são baratas. Os aviões não podem transportar objetos volumosos como peças de automóveis, maquinaria, peças industriais, etc. e os navios podem transportar todo o tipo de objetos pesados.

 

Importante para o Comércio Externo:

O oceanos têm estado durante muito tempo a ligar os mercados globais de comércio. Mesmo nos dias de hoje, o comércio externo está altamente dependente do transporte marítimo.

 

Amigo do ambiente:

Os navios têm uma pegada de carbono mínima, uma vez que consomem menos combustível em comparação com os aviões. Como são amigos do ambiente, as grandes organizações e empresas, com clientes finais cada vez mais sensibilizados para as questões ecológicas, preferem-nos a outros meios de transporte.

 

Segurança:

Os navios são capazes de transportar materiais perigosos e cargas críticas com segurança
do navio, da tripulação, da carga e do ambiente. O número de acidentes ou incidentes com o transporte marítimo de mercadorias é incomparavelmente inferior ao das outras modalidade de transporte. Os contentores são também construídos para serem selados e trancados durante o transporte para um maior segurança.

 

Eficiência:  Os carregamentos podem ser organizados em grupo (Grupagem) juntamente com outras cargas para encher um contentor, com a partilha dos custos dos serviços de transporte. As grandes cargas podem ser colocadas em um ou mais contentores, ou até em navios especializados para o transporte de carga pesada ou volumosa, tecnicamente designada como NCL (Non-Containerized Load – carga que não cabe em contentores), como maquinaria pesada, pás de geradores eólicos, equipamentos petrolíferos ou de mineração, etc.

 

Sem congestionamento de tráfego

Apesar de o tempo de trajeto de um transporte marítimo ser consideravelmente superior a outras modalidades de transporte como o transporte aéreo, não sofre qualquer tanto de congestionamentos ou engarrafamentos de trânsito.

 

Precisa de um parceiro logístico de confiança para tratar do transporte das suas mercadorias?
Fale Connosco. Dedique toda a atenção ao seu negócio, nós tratamos do transporte das mercadorias.